​Detran/RR lança Programa Ambiental para reduzir desperdício


Foi assinado o Termo de Coorperação Técnica entre Detran/RR e Associação dos catadores de materiais recicláveis Terra Viva

 
No dia Mundial do Meio Ambiente, dia 05 de junho, o Detran/RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima), lançou o Programa Detran Ambiental, que visa, através de ações pontuais, reduzir o desperdício e os impactos ambientais ocasionados pelas atividades da instituição. O programa acontece por meio de uma política de gestão ambiental, implementada de forma gradual e consistente entre os servidores e usuários.
 
Entre as ações iniciais está o Projeto Recicla Detran em parceria com a Associação Terra Viva, cujo objetivo é coletar papéis que não tenham mais utilidade e, periodicamente, serem recolhidos pela Divisão de Administração e encaminhados para a reciclagem. Um termo de cooperação técnica foi assinado com o Detran e a Associação.
 
“Há 16 anos nossa preocupação é limpar o meio ambiente e gerar renda para os catadores e com essa parceria estamos felizes e agradecidos, pois é importante ver a preocupação do Detran com o meio ambiente e ainda oferecendo mais oportunidades para as pessoas que estão desempregadas”. Disse Vanda Pereira do Vale, presidente da Associação dos catadores de materiais recicláveis Terra Viva.
 
O deputado Evangelista Siqueira esteve presente no evento e parabenizou o Detran pela iniciativa. “O Detran está de parabéns pelas ações de cunho educativo, que é uma missão da instituição. Aproveitar para dizer sobre o sucesso do Maio Amarelo que enquanto parlamentar dei visibilidade das ações na Assembleia Legislativa e agora, nesse mês de aniversário, o Detran desenvolve esse programa ambiental no sentido de promover a sensibilização dos servidores para responsabilidade com o meio ambiente”, destacou.
  
O diretor presidente do Detran/RR, Titonho Beserra, explicou que o evento faz parte da programação de aniversário da instituição, que começou com o lançamento do Boletim Informativo e agora com Programa Ambiental e até o final do mês diversas atividades ocorrerão, culminando na festa para os servidores. “Começamos com o Boletim Informativo, um veículo de comunicação para divulgamos os nossos trabalhos, e hoje como lançamento do Detran Ambiental. Realizamos a assinatura do convênio com a Associação dos catadores de materiais recicláveis Terra Viva, aconteceu também uma oficina sobre horta orgânica e ainda divulgamos, de forma eletrônico a nossa cartilha ambiental. Isso tudo dentro da programação do aniversário do Detran”.
 
Além da reciclagem, a autarquia também quer reduzir o consumo de energia elétrica e papéis. Essas atividades serão gerenciadas pela Divisão de Tecnologia da Informação com o com apoio de todos os servidores. Entre as ações previstas estão: ativar a função standby dos equipamentos para quando não forem ser utilizados por um longo período de tempo durante o expediente; ativar a função de economia de energia nos computadores; verificar se há utilização de extensões e benjamins de forma desnecessária; configurar as impressoras para imprimir frente e verso; instalar a Ecofonte Spranq Eco Sans; implantar a utilização de e-mail para fins de comunicação interna entre as divisões e realocar as impressoras, de forma que haja apenas uma por sala.