WHATSAPP - Detran alerta população para novo golpe


Em menos de um ano, mais de 10 vítimas procuraram o Detran para informar que caíram no golpe
 


Um golpista está usando o aplicativo de mensagens WhatsApp para se passar por servidor do Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima) oferecendo serviços como a exclusão de multas do sistema, recuperação de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) cassada  e liberação de veículos. Em menos de um ano, mais de 10 condutores ou proprietários de veículos procuraram o órgão para verificar se as pendências foram regularizadas e perceberam que caíram em um golpe.
 
O golpista, que se diz chamar Vilmar, entra em contato por meio do aplicativo de mensagens informando que um determinado proprietário de um veículo pode fazer a retirada do automóvel apreendido, esclarecendo que todas as multas foram excluídas do sistema após a confirmação de um depósito. No decorrer da mensagem, ele explica que ainda está com 10 carros e sete motos de leilão, todos completos e andando normalmente.
 
“Já entrego quitados no nome do comprador, eu só preciso que continue preservando nossos negócios no sigilos sou pai de família preservo meu trabalho, os carros valor de 15.mil e 8.mil as motos 4.mil e 3.mil, eu lhe aviso quando o guincho tiver ido tenha um bom dia!! [sic]”, finaliza a mensagem.
 
Logo após enviar o texto, ele manda mais uma mensagem, desta vez se desculpando, informando que enviou para o número errado. “Ele desperta a curiosidade da pessoa que recebeu a mensagem. Se o receptor estiver com pendências junto ao órgão de trânsito, ele vai se sentir tentado pela oferta e pedir mais detalhes quanto aos serviços oferecidos”, explicou o diretor presidente do Detran-RR, Titonho Beserra.
 
O gestor da pasta afirmou que muitos acabam depositando as quantias em uma conta de terceiros e depois vêm ao Detran cobrar pelo serviço ‘pago’. “Em menos de um ano, já registramos mais de 10 casos. Entre essas vítimas, os preços cobrados variam entre R$ 1 mil e R$ 4 mil. Em todos os casos de nosso conhecimento, ele sempre envia mensagens do mesmo número, que é (95) 99132-7911”, detalhou. 
 
O diretor-presidente ainda alerta quanto ao crime de corrupção ativa. “Quando a pessoa vem até o Detran e tenta oferecer ou cobrar vantagem ou qualquer tipo de benefício, atentando contra a moralidade da Administração Pública ou do servidor, isso é caracterizado corrupção ativa. É importante frisar também que nenhum servidor tem como apagar as multas ou qualquer outra pendência do sistema sem o devido pagamento do débito”, concluiu.
 
INTERNET – O Detran-RR alerta que não envia e-mail informando sobre multas, ou solicitando renovação de CNH ou qualquer outra informação referente a dados pessoais. Para aqueles que têm interesse em renovar a CNH ou obter a segunda via do documento, devem fazer a solicitação pelo próprio site do Detran: www.detran.rr.gov.br. Qualquer outra dúvida é recomendado que se procure à sede da instituição, localizada na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes.