FACILIDADE - Usuários podem acessar o site do Detran para emitir boletos


No site do Detran existem diversas ferramentas que os usuários podem acessar sem necessitar comparecer ao departamento, disse a chefe da sessão de atendimento, Albecy de Araújo.


O Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito em Roraima) tem como função, administrar e fiscalizar o trânsito de veículos assim como a formação de seus condutores, além de coordenar, executar e controlar tudo o que estiver relacionado à habilitação de motoristas, como documentação e serviços referentes a veículos. Diante tantas atribuições, a autarquia tem modernizado nos últimos anos o atendimento ao público por meio do endereço eletrônico www.detran.rr.gov.br, como forma também de desafogar, facilitar e melhorar os serviços.
 
No site do Detran existem diversas ferramentas que os usuários podem acessar sem necessitar comparecer ao departamento, tais como a emissão de débitos de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), seguro de veículos, licenciamento, multas, agendamento de vistorias, agendamento de biometrias, segunda via de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e CNH definitiva.
 
Segundo a chefe da sessão de atendimento, Albecy de Araújo, o acesso ao site vai colaborar com os trabalhos do departamento, além de melhorar a própria vida do usuário. “Para o usuário é muito melhor, pois ele vai estar no conforto da sua casa ou no seu escritório acessando o site e emitindo seus débitos, evita fila e aborrecimento, então é prático, fácil, e rápido acessar o nosso site”, esclareceu.
 
Ela explicou que depois de emitir a taxa no site, o usuário realiza o pagamento referentes aos débitos do Detran em qualquer caixa eletrônico do Banco do Brasil e posteriormente pode-se dirigir ao atendimento do departamento para retirar sua documentação, a depender de cada situação. “O CRLV [Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo] leva 40 minutos após o pagamento dos débitos e os serviços de habilitação de 2ª via são três dias úteis após o pagamento”, destacou.
 
De acordo com Albecy de Araújo, atualmente o Detran atende, em média diária, cerca de 250 pessoas que poderiam ter acessado o site e agilizado os serviços . “A nossa principal orientação é acessar o site, conhecer esse meio e ver as facilidades que o Detran proporciona para os usuários e se por acaso tiver algum tipo de problema pode se dirigir ao nosso setor de atendimento, pode me procurar que resolvemos”, finalizou.